O elenco de La La Land: Melodia de Amor já começava a fazer a festa no palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, quando foi anunciado que se tratava de um erro e que, afinal, o Óscar de Melhor Filme da 89.ª entrega de prémios da Academia de Hollywood ia para o drama de Barry Jenkins, Moonlight.
Warren Beatty explicou que a confusão foi gerada com uma troca de envelopes. Contudo, Emma Stone, protagonista do musical mais falado ano, mostrou, já nos bastidores da cerimónia, que não tinha ficado esclarecida com o que foi dito, uma vez que o envelope que, alegadamente, causou o erro estava na sua posse. “Estava a olhar para a estatueta como se fosse o meu bebé recém-nascido… e de repente passei a olhá-la apenas como se fosse um homem nu. Gosto de Moonlight, mas claro que foi incrível ouvir que o vencedor era La La Land: Melodia de Amor”, começou por dizer a atriz em tom de brincadeira. “Fiquei feliz pelo elenco de Moonlight, acho mesmo que é um dos melhores filmes de sempre, mas eu tinha nas mãos o envelope que anunciou a minha vitória na categoria de Melhor Atriz, por isso – e não quero lançar rumores – não consigo perceber que tenha sido esse mesmo envelope a causar a confusão, [como tentou explicar Warren Beatty, que apresentou o prémio ao lado de Faye Dunaway]. Não sei mesmo o que se passou”, concluiu.
Estas declarações mostram que ninguém ficou totalmente esclarecido em relação ao maior engano de sempre na cerimónia dos Óscares.
VÍDEO: O erro histórico nos Óscares 2017