Fernanda Velez criou o Blog da Carlota após o nascimento da filha mais velha, e é lá que regista os momentos mais importantes do seu dia a dia, como aconteceu com esta produção fotográfica que fez para a CARAS na companhia das filhas, Carlota, de cinco anos, e Carminho, de dois e meio. O marido, João Ferreira, administrador editorial, ficou no papel de observador. “É importante aproveitar o que estou a viver para o blog, já que também tem um lado espontâneo. Mas o dia não começa assim… Começa, sim, com duas pulgas elétricas, cheias de energia, e, simultaneamente, com o telemóvel, o computador, o carteiro a bater à porta… Mil e uma coisas para fazer, momentos para registar, e às vezes é muito difícil. Se racionalizar tudo, não sei como consigo. Acho que as mulheres têm a capacidade de organizar tudo muito bem. O meu marido, por exemplo, não consegue trabalhar com elas em casa, mas isso faz parte da minha vida. Reconheço que custa muito, mesmo”, explicou a antiga gestora de marketing, enquanto era maquilhada e vigiava os passos das filhas.
Tranquila e habituada ao seu ritmo de vida, Fernanda confessou que sempre que está a trabalhar as filhas parecem exigir ainda mais a sua atenção: “Quando estou ao telefone ou mais concentrada ao computador, é quando elas mais falam, gritam e pedem atenção. Mas já falei com outras amigas e sei que é mal geral [risos].”
Por ser um blog muito procurado, Fernanda sente alguma pressão para mostrar uma família exemplar: “A família perfeita não existe e o blog não é o ‘Big Brother’ da minha vida. A minha vida é normal e comum à de tantas outras mulheres, somos uma família normal. Há dias em que estamos mais cuidados, outros em que estamos menos, mas a verdade é que alimento o gosto pela estética em tudo o que faço. E lá porque gosto de ver as pessoas arranjadas, não ando sempre de saltos altos.”
Apesar da maternidade nunca ter feito parte das prioridades da blogger, o nascimento de Carlota fê-la pensar de outra maneira e hoje diz que até gostaria de voltar a ser mãe: “Acho que me encantei de imediato com a maternidade. Adorei estar grávida e sempre achei que só iria ter um filho. Mas depois foi tão fácil e pacífico que quis outra e agora até tenho vontade de ser mãe outra vez. Não sei é se terei tempo… Mas também não sei se não irei arrepender-me de não ter. Estou nesta indecisão.”
Com uma nova edição [domingo, dia 2, no Hotel Sheraton Porto] do Mercado da Carlota à porta, Fernanda confirma que estes últimos dias antes do evento são de “extrema loucura”: “Organizar um evento deste tamanho é de loucos, mas dá-me muito gozo. Os dois meses anteriores são insanos, até emagreço, mas no fim sinto que vale a pena.”
Fernanda Ferreira Velez: “A minha vida é igual à de tantas outras mulheres”
A criadora do ‘Blog da Carlota’ conta como concilia a vida familiar com a profissional, já que só a partir de setembro terá as filhas, Carlota e Carminho, no colégio e poderá trabalhar ‘em silêncio’.