As mulheres da TV Globo uniram-se esta terça-feira, 4 de abril, para protestarem contra o assédio sexual. A manifestação vem na sequência de uma acusação feita pela figurinista Susllem Tonani, de 28 anos, que alega ter sido alvo das insinuações do veterano ator José Mayer, de 67. A jovem disse que além de ter tentado tocar-lhe nas partes íntimas, o galã proferiu propósitos insultuosos. Comportamentos que este numa primeira fase negou, mas entretanto já assumiu numa carta aberta, na qual aproveitou para se desculpar publicamente. Clique aqui para ler a carta na íntegra.
Atrizes, figurinistas e outras funcionárias da TV Globo reuniram-se à porta do Projac (os estúdios da emissora) e mostraram-se solidárias com Su Tonani. Em comum tinham o facto de usarem t-shirts com as frases ‘Mexeu com uma, mexeu com todas’ e ‘Chega de assédio’. Palavras de ordem que também deram origem a hashtags nas redes sociais. As atrizes Sophie Charlotte, Drica Moraes, Alice Wegman, Tainá Müller, Gloria Pires, Grazi Massafera, Bruna Marquezine, Camila Pitanga, Taís Araújo juntaram-se ao protesto.
A viver no Brasil, onde está atualmente a gravar a novela Novo Mundo, a atriz portuguesa Maria João Bastos também mostrou o seu apoio a esta causa.
Caso José Mayer: Atrizes protestam contra assédio
José Mayer
DR
José Mayer
DR
Ator já assumiu ter assediado a figurinista da Globo e desculpou-se publicamente.