Dias antes da estreia no Brasil do seu novo trabalho, a série de suspense Super Max, Mariana Ximenes esteve no Porto para receber o Prémio Fantasporto 2017 atribuído à Globo, e em Lisboa para apresentar os filmes Quase Memória e Prova de Coragem no FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. Depois de um ano de 2016 intenso em termos de trabalho – além dos quatro filmes que fez e da participação na adaptação brasileira do musical infantil Sing, gravou ainda a novela Sassaricando – Haja Coração, remake do êxito dos anos 80 em exibição na SIC no qual dá vida à carismática e inesquecível Tancinha, papel então interpretado por Cláudia Raia –, Mariana encarou esta viagem como descanso, embora já estivesse a pensar no próximo desafio.
Na sua primeira visita ao Porto, a atriz falou com a CARAS das afinidades que tem com Portugal e da vontade de voltar a filmar no nosso país, depois dos meses que passou em Lisboa para gravar O Grande Circo Místico, co-produção entre o Brasil, Portugal e França que estreia brevemente nos cinemas.
– Fala de Portugal sempre com muito carinho. O que é que a atrai no nosso país?
Mariana Ximenes – As memórias que tenho dos dois meses que vivi em Lisboa são muito boas, fui sempre super bem recebida aqui. Amei a experiência e venho sempre que me convidarem. Além de ter cá grandes amigos, entre eles a Carminho e o António Zambujo, adoro a gastronomia, as paisagens, a comida e a poesia de Fernando Pessoa. Esta é a primeira vez que estou no Porto, mas já me disseram para beber o famoso Vinho do Porto e comer uma francesinha. É curioso estar aqui, estou muito feliz, porque vou poder festejar o aniversário da minha melhor amiga, que se mudou para cá há seis meses.
– Veio apresentar dois filmes. O cinema é um meio que privilegia?
– Adoro fazer cinema! E ainda tenho o sonho de trabalhar com um realizador português. É uma alegria muito grande poder mostrar um bocadinho do cinema brasileiro em Portugal. No Quase Memória, tive o privilégio de trabalhar com o realizador Ruy Guerra, que faz parte da história cinematográfica brasileira. E foi uma aventura! Já em Prova de Coragem, tive uma personagem muito desafiante, intensa e obstinada. E em breve vai estrear cá O Grande Circo Místico, do Cacá Diegues, o filme que me fez morar em Lisboa dois meses.
– Em Portugal está a passar ‘Sassaricando – Haja Coração’, onde tem um papel bem popular. Como foi reinventar a Tancinha?
– Essa feirante é de arrasar! Super solar e divertida! Mas apesar de ser baseada na novela dos anos 80, tive de fazer uma versão contemporânea da Tancinha, trazê-la para a era da Internet. Acho que sou diferente da Cláudia Raia, que é uma grande amiga e que eu procurei honrar.
– Com tantos projetos profissionais, como fica a sua vida pessoal?
– Está tudo a correr bem e a dar certo. Namoro há quase dois anos com o Filippo Adorno [empresário do ramo imobiliário] e sei que vou ser mãe, não sei é quando. Para já tenho cinco afilhados, já dá para treinar. Vivemos entre S. Paulo e o Rio de Janeiro e estamos muito felizes. Antes de vir para Portugal, tinha estado em Génova a visitar a família dele. Tudo em paz!
Leia esta entrevista na íntegra na edição 1132 da revista CARAS.
Assinatura Digital
Apple Store
Google Play
A viver uma relação estável, Mariana Ximenes revela o desejo de ser mãe
A atriz brasileira esteve pela primeira vez no Porto, para receber um prémio em nome da Globo.