Javier Bardem viu-se obrigado a emitir um comunicado a esclarecer que os seus problemas fiscais que têm sido notícia na imprensa espanhola nos últimos dias são antigos e estão resolvidos, embora tenha voltado a ser notícia nos últimos dias.
Dizendo-se “surpreendido com o sensacionalismo”, de alguns jornais e revistas, que o “acusam de fraude fiscal”, o marido de Penélope Cruz garante que “as dívidas estão pagas há anos” e que “as [suas] contas estão em dia”. “O que aconteceu comigo acontece com milhares de pessoas todos os anos. No momento de liquidar impostos, houve acertos”, explica. “Nunca quis fugir á lei e às minhas responsabilidades. Tem sido esta a minha postura desde o início da minha carreira e assim continuarei”, acrescenta.
Em causa estão as declarações de impostos dos anos de 2006 e 2007, em que Javier Bardem foi acusado de não declarar em Espanha todo o dinheiro ganho fora do país. Mario Sol, advogado do ator, garante que tudo foi liquidado, embora os recursos em tribunal tenham sido negados e o marido de Penélope Cruz tenha sido condenado a pagar uma multa que ronda os 150 mil euros.
Acusado de fugir ao fisco, Javier Bardem afirma: “Há anos que paguei as minhas dívidas”
Irregularidades remontam a 2006 e 2007, mas o caso voltou a fazer correr tinta na imprensa espanhola nos últimos dias.