Entre Catarina Furtado e Luísa Rosas a empatia foi imediata. Conhecem-se há vários anos e desde então têm trabalhado em conjunto, com a marca de joias David Rosas a apoiar regularmente a associação de solidariedade da apresentadora, Corações com Coroa (CCC). Quando Luísa Rosas decidiu voar mais alto e criar uma marca própria, o seu interesse pelas causas de Catarina manteve-se e a joalheira teve a ideia de criar uma coleção que revertesse na íntegra a favor de um dos projetos da apresentadora. Assim nasceu a coleção de joias Flying Seeds (sementes voadoras), que tem por objetivo ajudar a reconhecer os direitos das meninas, raparigas e mulheres que, no mundo inteiro e em particular em Portugal, não têm poder de escolha. Conversámos com as duas por ocasião da sessão fotográfica que acompanhará a campanha. “Desde que deixei de ser uma submarca da David Rosas, temos pensado em projetos mais específicos para este nosso ‘casamento’ e foi aí que surgiu esta ideia. O tema da semente foi escolhido por nós, toda esta coleção foi mesmo um trabalho de partilha. A ideia da semente surgiu porque a CCC faz exatamente isso, semeia hoje para colher amanhã. Pareceu-nos evidente. Depois, surgiu a ideia das sementes voadoras, de dar asas para voar, de pretender fazer sonhar e é isso que pretendemos que todas as mulheres tenham, essa oportunidade”, explicou Luísa, cujo trabalho é totalmente benemérito. “Só poderia ser assim. Não pretendo ganhar nada com esta coleção e também tivemos o cuidado de a tornar acessível a todo o público, pois só assim faria sentido”, completou.
Satisfeita com esta iniciativa, Catarina acrescentou: “A Luísa tem um coração que não cabe em lado nenhum, mesmo. Nós temos sempre a opção de estarmos só rodeados de brilho ou de querermos saber um pouco mais. Sabermos mais leva-nos a ficar mais comprometidos com as causas e foi isso que foi acontecendo com a Luísa. Ela quis sempre saber um pouco mais do que fazíamos e da forma como atuávamos.”
No final da sessão fotográfica desta campanha, na qual participam diversas mulheres, entre elas a cantora Rita Redshoes ou Catarina Albuquerque da ONU, a apresentadora estava contente: “Para mim, tudo isto são passos gigantes e ter estas mulheres a meu lado neste dia deixa-me mesmo muito feliz”.
Luísa Rosas e Catarina Furtado: Duas mulheres, a mesma paixão e dedicação
A joalheira e a apresentadora uniram esforços e ideias e criaram uma coleção de joias cuja venda apoia os Direitos das Mulheres.