“Quando ouves a Maria Vieira falar – e estou a dizer isto sem o mínimo de ironia – percebes que ela não tem mais do que 50 palavras no seu vocabulário. ‘Olá queridinha, parrachita, está calorzinho, estou com fominha, vou agora para a casinha’. Ela não sai dali. E a escrita é elaboradíssima. Fala em paradigma, fala em pusilanimidade, uma riqueza de vocabulário que não se encaixa na Maria.” É desta forma que Herman José comenta a polémica em torno dos textos publicados na página de Facebook da artista, nos quais são tecidas duras críticas a caras bem conhecidas do público português, como Marcelo Rebelo de Sousa e Salvador Sobral, e elogios a outras personalidades pouco consensuais, como o presidente norte-americano, Donald Trump.
Durante uma conversa para o podcast Maluco Beleza, de Rui Unas, o humorista diz acreditar que seja o marido de Maria Vieira, Fernando Rocha, o autor das publicações. “Aquele corpo de duas cabeças faz com que ele tenha uma paixão grande pela escrita e escreva muito e ela o acompanhe, solidária, dando-lhe a visibilidade do nome. Não vale a pena virem dizer que é ela que escreve, que não é. É um organismo que escreve”, defende.
Recorde-se que Herman José e Maria Vieira trabalharam juntos durante muitos anos, ao lado de outros grandes nomes da comédia em Portugal, com quem a artista se foi incompatibilizando e afastando nos últimos tempos, como Ana Bola, Joaquim Monchique e Maria Rueff.
Herman José comenta polémica em torno das publicações de Maria Vieira nas redes sociais
Humorista defende que é o marido da atriz a escrever os textos que têm dado que falar.