Luís Figo foi umas das principais glórias do futebol nacional e internacional e vai agora reforçar a UEFA como conselheiro para o futebol. O português vai trabalhar de perto com o presidente do organismo, Aleksander Čeferin, e com a Divisão de Futebol em diversos assuntos relacionados com a modalidade, incluindo aspectos técnicos, leis do jogo e a atração geral que suscita o futebol. Será também figura de relevo do programa de embaixadores da UEFA.
Em declarações ao site da UEFA, Aleksander Čeferin mostra estar satisfeito com a escolha do antigo jogador do Real Madrid para o cargo: “Luís Figo foi um jogador fantástico que revelou uma conduta exemplar dentro e fora do campo”…É uma figura altamente respeitada na modalidade e estou muito satisfeito por reforçar a nossa equipa. A sua imensa experiência futebolística será um activo muito valioso para a UEFA”.
Luís Figo partilhou também a novidade no seu Instagram ao publicar uma fotografia com o presidente, onde é possível ler na legenda: “É uma honra e um privilegio juntar-me à UEFA como conselheiro para o futebol. Estou ansioso por trabalhar com Aleksander Čeferin.”
O português vai juntar-se assim a nomes como Nadine Kessler, diretora da Unidade de Futebol Feminino, e Dejan Stanković, que começam a trabalhar no início do ano como conselheiros da UEFA.
Recorde-se que o antigo jogador da seleção nacional conquistou vários títulos pessoais e coletivos ao longo da sua carreira, entre os quais: a Liga dos Campeões pelo Real Madrid, em 2002, e a Bola de Ouro, em 2000, que o consagrou como melhor jogador do mundo. Pela seleção portuguesa não conquistou qualquer título. Foi vice campeão europeu por Portugal, em 2004, no Estádio da Luz, em Lisboa.
Luís Figo é o novo conselheiro da UEFA para o futebol
Harold Cunningham - UEFA
Harold Cunningham - UEFA
O antigo internacional português, de 44 anos, vai colocar o seu vasto conhecimento sobre futebol ao serviço da entidade europeia do futebol.