A aparição de Penélope Cruz nos Golden Globe Awards era uma das mais esperadas da noite. Passaram oito anos desde que a atriz pisou a passadeira vermelha pela última vez e, na noite de 7 de janeiro, deslumbrou num vestido preto Ralph & Russo sem ombros e em renda preta, com uma segunda saia de cauda volumosa e toque acetinado.
E se a cerimónia deste ano ficou marcada pelo uso do preto como forma de protesto contra o assédio sexual, Penélope Cruz estava pronta para esta passadeira vermelha desde 2010. As semelhanças do visual desta noite com o que usou há oito anos foram notórias desde o vestido, o cabelo e até a maquilhagem.
Em 2010, escolheu igualmente o preto, num vestido que também misturava diferentes materiais, entre os quais a renda. Para além disso, usou o mesmo decote estilo Bardot, sem ombros, e o corte de sereia. Mas até o penteado faz o look de Penélope parecer um déjà vu. A atriz optou em ambos os anos por um semi-solto ondulado de risco ao lado e cabelo atrás da orelha, um detalhe que permite ver os brincos que, tanto em 2010 como em 2018, são peças de diamante de forma alongada. A maquilhagem simples e em tons neutros também se repetiu.
A surpresa da noite no visual de Penélope foi mesmo a escolha da criação Ralph & Russo. Pronta a subir ao palco com o elenco da série O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story, em que Cruz interpreta Donatella Versace, as apostas estavam na escolha de um modelo da marca italiana, que é uma das preferidas da atriz.