Já é conhecida a luta de Angelina Jolie pelas causas humanitárias. Agora parece que as filhas Zahara, de 13 anos, e Shiloh, de 11, decidiram seguir o exemplo da mãe, acompanhando-a numa deslocação ao campo de refugiados Zataari, na Jordânia, no passado domingo.
A atriz, de 42 anos, afirmou que as filhas “pediram para a ir com ela“, para poderem acompanhar de perto a realidade das pessoas deste país, apesar da guerra civil existente naquele local, conflito que dura há já sete anos, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Muitas crianças juntaram-se para ouvir discursar Angelina Jolie: “As minhas filhas passaram o dia a conversar e a brincar com crianças da idade delas, que foram forçadas a abandonar as suas casas, que perderam membros da sua família, e que combatem doenças e traumas [causados pela guerra], mas que, apesar de tudo, são apenas crianças, com as mesmas esperanças e direitos de todas as crianças do mundo.“
A atriz afirmou ainda no seu discurso que os refugiados “são um exemplo para o mundo“, numa altura em que a solidariedade para com estas pessoas “tem diminuído“. “Não devemos viver na ilusão: esta é uma crise que está completamente fora de controlo há muitos anos.“
Angelina enfatizou que existem muitas famílias a viverem com menos de três dólares por dia, o que se traduz em “famílias que não conseguem alimentar-se“, “crianças sem acesso a cuidados médicos“, “raparigas vulneráveis a casamentos precoces“, e muitos refugiados que não têm sequer um sítio para se abrigar.
Esta foi já a terceira visita de Shiloh a um campo de refugiados, mas para Zahara foi a estreia.
Já para Angelina Jolie, esta foi a terceira vez que visitou este campo de refugiados.