Ana Espírito Santo faleceu aos 75 anos, vítima de doença prolongada. Era mãe das atrizes Patrícia e Ana Brito e Cunha e tinha outros dois filhos, João e Tiago.
Ao longo da sua carreira de mais de 20 anos, Ana Brito e Cunha contou sempre com o apoio da mãe. Em entrevista à CARAS, em 2011, a atriz não poupou elogios à figura materna, de quem sempre recebeu apoio para seguir um percurso profissional como atriz. “A minha mãe brincava connosco a criar mundos imaginários em que sempre acreditámos. Ela é uma grande responsável pela minha carreira”, afirmou.
A mãe, por sua vez, afirmou à época que, apesar do carinho que sempre teve pelos outros dois filhos, era em Ana e Patrícia que mais revia a sua própria personalidade. “A Ana é a mais expedita, como eu, e a forma como leva a vida faz-me pensar em mim. Somos muito cúmplices, nós as duas e a Patrícia, e para onde uma vá, vamos as três. Por vezes até somos amigas demais.”
Nos últimos meses de vida, Ana Espírito Santo dedicou-se à Cush Cush Comporta Spirit, uma marca que dirigia com a filha Patrícia, de decoração de interiores, e onde vivia uma grande paixão: a costura.
Em entrevista a uma revista semanal em janeiro último, Patrícia Brito e Cunha afirmou que a mãe era a sua “fonte de inspiração”.