Deserdar os filhos deixou de ter uma conotação negativa. Pelo menos, para alguns. Mark Zuckerberg, Bill Gates e Ashton Kutcher são algumas das celebridades que tomaram a decisão de deixar a sua herança a instituições de caridade, e não aos filhos.
1 – Ashton Kutcher e Mila Kunis
O casal de atores pretende que os filhos entendam o esforço que fizeram até chegarem à posição em que estão. Numa entrevista ao podcast Armchair Expert, Kutcher revelou que não deixarão herança monetária a Wyatt, de três anos, ou a Dimitri, de um. Quando falecerem, todo o seu dinheiro será destinado a causas nobres.
2 – Bill Gates
O fundador da Microsoft tornou pública a sua decisão de doar o seu dinheiro a instituições, “os meus filhos tiveram uma educação magnífica e também dinheiro, pelo que não há motivos para serem pobres. Têm as ferramentas necessárias para seguir em frente. Não lhes fazes um grande favor ao deixar um enorme riqueza. A minha fortuna está destinada a ajudar os mais pobres. Deixar todo o meu dinheiro aos meus filhos seria uma irresponsabilidade“
Junto a Warren Buffet, Gates criou, em 2010, a organização The Giving Pledge, que promove a doação de, o mínimo, metade da fortuna de bilionários a causas honrosas. O fundador do eBay aderiu, assim como Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook.
3 – Mark Zuckerberg
Quando a primeira filha de Mark nasceu, no final do ano 2015, o fundador do Facebook partilhou uma declaração na rede social, afirmando que, juntamente à mulher, iria fazer de tudo para que a filha crescesse num mundo melhor.
Ora, nesse sentido, 99% das ações do Facebook seriam doadas a causas nobres e a ações de promoção da igualdade, da saúde, do ambiente, entre outras. “Doaremos 99% das nossas ações do Facebook – que atualmente valem 36,5 bilhões de euros – durante as nossas vidas para avançar nesta missão. Sabemos que é uma contribuição pequena, perto de todos os recursos e talentos de outras pessoas que já trabalham para melhorar estas questões. Mas queremos fazer o que podemos, trabalhando juntamente com tantos outros“, escreveu.
4 – Sting
Em entrevista ao Daily Mail, o músico disse, “Eles têm de trabalhar. E todos os meus filhos sabem disso e raramente me pedem algo, o que eu respeito e valorizo muito. É claro que se eles estiveram em alguma situação menos boa, os ajudo, mas nunca precisei de o fazer. Eles têm a ética do trabalho e isso fá-los querer ter sucesso por mérito próprio“.
A fortuna de Sting está avaliada em 150 milhões de euros, aproximadamente.
5 – Elton John
Com um património de mais 100 milhões do que o de Sting, Elton John quer que os filhos, Zachary, de sete anos, e Elijah, de cinco, tenham respeito ao dinheiro. “Ambos têm uma vida incrível, não são crianças normais nem pretendo que o sejam. Mas ter alguma normalidade na vida é necessário, ter respeito ao dinheiro e ao trabalho. Se quiserem mais do que aquilo que lhes ofereço, terão de ser eles próprios a ganhá-lo. Isto é dar-lhes uma lição de vida”, afirmou, em entrevista ao The Mirror.