Vinte anos depois do último triunfo no Festival da Canção Eurovisão, Israel sagrou-se o país vencedor da 63ª edição anual do evento. Foi com a canção contemporânea “Toy” que Netta Barzilai se tornou a grande favorita nas redes redes sociais e, depois de muito dar que falar nas últimas semanas, acabou mesmo por conquistar a grande final do certame com um total de 529 pontos. “Obrigada por celebrarem a diversidade. Obrigada! Adoro o meu país! Vemo-nos em Jerusalém!”, disse a cantora israelita no seu discurso de aceitação.
Esta é a quarta vitória de Israel no Festival da Canção. A primeira aconteceu em 1978 com o tema “A-Ba-Ni-Bi” (Izhar Cohen & The Alphabeta), e a segunda em 1979 com “Hallelujah” (Gali Atari e Milk and Honey). Nove anos depois, em 1998, voltou a ganhar com “Diva” (Dana International). O Chipre ficou em segundo lugar, com 436 pontos, seguido da Áustria, com 342 pontos. Portugal, o país anfitrião, ficou-se pelo 26º lugar, com 39 pontos.
Recorde-se que a final do concurso foi disputada por 26 países e aconteceu na noite deste sábado, 12 de maio, na Altice Arena, em Lisboa.