Durante 16 anos, Marta Reis foi estilista e diretora criativa da icónica marca de moda de praia Blue Man. Contudo, e apesar do sucesso construído, decidiu deixar as certezas de lado e apostar numa marca em nome próprio, que traduzisse a sua identidade e resultasse numa espécie de impressão digital. “Tenho uma trajetória de 20 anos de moda de praia e 10 de figurino, mas levou algum tempo a ter coragem para sair da zona que sei que é segura, das coisas que agradam, e partir para um caminho mais meu, de criação, que tivesse a minha história. Circulo no meio fashion como circulo no meio artístico. Trabalho com arte, com figurino, faço a parte estética de vários artistas no Brasil. E, ao olhar para a minha coleção, vê-se o movimento, a influência do ballet, do teatro e do cinema. A minha inspiração vem da arte e não de belezas tropicais”, explicou a estilista, com quem conversámos durante a apresentação da sua coleção de verão 2018 na Casa Pau-Brasil, em Lisboa.
Feliz por ver o seu trabalho chegar a Portugal, Marta pretende encorajar, através das suas criações, as mulheres a serem quem são, livres de preconceitos e de estigmas. “Ficaria muito emocionada se este verão visse as minhas peças nas praias portuguesas”, assumiu Marta, que foi a responsável pelos figurinos da tournée de Ney Matogrosso. “Adoro-o. O Ney ensinou-me muito sobre modelagem, sobre a importância de olharmos para o corpo do outro e não criar por criar”, disse.
fotos: Pedro Jorge Melo