Alexandra Moura venceu a categoria de Melhor Estilista. Nas suas palavras de agradecimento por ter recebido esta distinção pelas mãos de Conceição Lino e Rogério Samora a estilista confessou não estar à espera da premiação, dando os parabéns aos restantes nomeados.
Agradeceu à equipa e à família, de forma especial ao filho, “pela paciência de, tantas vezes, ter a mãe ausente”. Há muito que Alexandra Moura não é um nome desconhecido no panorama da moda nacional. Inventiva, inovadora, criativa – três adjetivos que caracterizam o trabalho desenvolvido desde 2002 pela designer natural de Lisboa, formada pelo IADE, e que se especializou em Projetos de Design de Moda. Além do trabalho como estilista, é conhecido o seu trabalho na área da criação de fardamento e no desenvolvimento de figurinos para espetáculos de dança. Entre quem aprecia as suas criações, destaque para a artista plástica Joana Vasconcelos e para a fadista Gisela João.
Alexandra Moura é a única Designer Portuguesa a integrar as publicações:Young European Fashion Designers (2007); Atlas of Fashion Designers (2009); Mapa da Moda Contemporânea” (2011) e Fashion Design Sourcebook (2011).
Uma carreira dedicada à moda, com participações no Portugal Fashion e na Moda Lisboa, que já lhe valeu variados galardões. Em 2015, recebeu o Prémio Mulheres Criadoras de Cultura, distinção atribuída pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pelos gabinetes do Secretário de Estado da Cultura e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade.
Em fevereiro de 2016 viajou com o Portugal Fashion até Londres, para a apresentação da coleção que concebeu para a próxima estação fria, integrada no programa oficial da London Fashion Week.
Na mesma categoria estavam nomeados Carlos Gil, Dino Alves e Filipe Faísca.
Veja a cobertura completa e as imagens exclusivas na edição desta semana da CARAS.