José Albano Cid Ferreira Tavares, mais conhecido como José Cid, é o vencedor do Prémio de Mérito e Excelência da XXIII Gala dos Globos de Ouro. O galardão foi entregue por Francisco Pinto Balsemão, que enalteceu o dom do músico de alegrar gerações com o seu trabalho.
No discurso de agradecimento, José Cid revelou-se “completamente surpreendido”, não conseguindo esconder as lágrimas de alegria. “Adoro tanta gente que está aqui. Obrigada”, proferiu, com a voz embargada. De seguida, pediu um aplauso à mulher e agradeceu a todos os que sempre estiveram do seu lado. Já sem palavras, preferiu cantar um pouco, deixando todos os presentes no Coliseu de Lisboa a cantar a aplaudir em sintonia.
Nascido a 4 de fevereiro de 1942, José Cid iniciou o seu percurso na música aos 14 anos, quando integrou o agrupamento musical Os Babies. Aos 17 anos compôs a sua primeira canção, “Andorinha”. Interrompeu o regime militar para, em Coimbra, ingressar na Faculdade de Direito, mas não chegou a concluir os estudos. A música falou sempre mais alto. Passou por vários grupos musicais, mas o momento de mudança na sua vida aconteceu aos 23 anos, quando fez uma audição que o tornou vocalista e teclista do Quarteto 1111. Juntamente com Miguel Artur da Silveira, António Moniz Pereira e Jorge Moniz Pereira, faz sucesso com o tema “A Lenda de El-Rei D. Sebastião”. O primeiro álbum de José Cid a solo é lançado em maio de 1971. “20 Anos”, um dos seus maiores êxitos, surge em 1973. O tema “Ontem, hoje e amanhã” é premiado em Tóquio, Japão, em 1975. Seguem-se anos de grandes sucessos e aplausos do público e da crítica. Em 2016 lançou o último disco, “Grande Êxitos”, que reúne os seus temas de maior sucesso. Concorreu 16 vezes ao Festival da Canção, sendo que a primeira aconteceu em 1968 e a última em 2018. a revista “Sputnik” elege o seu trabalho como um dos melhores do rock progressivo de sempre. É o músico que mais sucessos produziu em Portugal.
“Um Grande. Grande Amor”, “A Pouco e Pouco”, “Como Macaco Gosta de Bananas”, “A Cabana Junto à Praia”, “Cai Neve em Nova Iorque”, “Ontem, Hoje e Amanhã”, “A Rosa Que Te Dei” são alguns dos muitos êxitos que José Cid lançou e que marcam o panorama musical português. Agora, a sua carreira é reconhecida pela Comissão de Notáveis dos Globos de Ouro.
Veja a cobertura completa e as imagens exclusivas na edição desta semana da CARAS.