Rita Cabaço recebeu o globo de ouro para Melhor Atriz de Teatro pelas mãos dos atores dos atores Sara Matos e João Jesus.
Ausente na gala, a atriz fez-se representar com um texto de agradecimento onde agradece a todos aqueles com quem trabalha e, em especial, ao público que assistiu à peça com a qual foi distinguida, sendo essa uma forma clara de “reconhecimento pelos trabalho” enquanto atriz.
Aproveitando a oportunidade, lembrou a importância da cultura na vida de todos, apesar das críticas ao baixo investimento. “Tudo é cutura ou falta dela”, lembra a jovem.
Rita Cabaço frequentou a licenciatura em Teatro da ESTC bem como o curso de Interpretação da Escola Profissional de Cascais sob a direção de Carlos Avilez. Estreou-se do ponto de vista profissional no Teatro Experimentaql de Cascais (TEC) com As Bruxas de Salém de Arthur Miller, em 2010. Seguiram-se, igualmente sob a direção de Avilez, O comboio da madrugada de Tenessee Williams, Roberto Zucco de Koltés e Arsénico e Rendas Velhas de Kesselring.
Em 2013 participou em O campeão do mundo ocidental com encenação de Jorge Silva Melo e Punk Rock de Pedro Carraca em 2014.
Vence esta categoria com a peça Estupidez de Rafael Spregelburd e que conta com a encenação de João Pedro Mamede. De acordo com os Artistas Unidos, que levaram a adaptação da obra a palco, trata-se de “uma farsa trágica, um carrossel vertiginoso de situações triviais e ficcionadas, uma paródia aos dias das nossas televisões, um carnaval terrível”.
Veja a cobertura completa e as imagens exclusivas na edição desta semana da CARAS.