Harvey Weinstein respondeu às acusações feitas por duas das dezenas de mulheres que dizem ter sido assediadas sexualmente pelo produtor de Hollywood. Foi com um sorriso no rosto que Weinstein, de 66 anos, recebeu, na passada sexta-feira, dia 25 de maio, as acusações, o processo e a ordem de prisão pelos crimes sexuais, alegadamente, cometidos.
O produtor cinematográfico teve de entregar o seu passaporte, ficar com pulseira electrónica e pagar ao tribunal uma caução de cerca de 856 mil euros para poder aguardar julgamento fora da cadeia. À saída do tribunal, em Nova Iorque, o seu advogado garantiu que Harvey se irá declarar “inocente“.
Na sessão, foram conhecidas as acusações das duas mulheres. A primeira, Lucia Evans, diz que Weinstein a terá “forçado a entrar numa conduta de sexo oral”. A segunda mulher, cuja identidade ainda não é conhecida, acusa-o de a ter “obrigado a permanecer no quarto e de ter penetrado a sua vagina com o pénis, após esta ter expressado, claramente, a falta de consentimento“.
O Departamento de Polícia de Nova Iorque agradeceu, publicamente, “às corajosas sobreviventes pela sua valentia em chegarem-se à frente e procurarem justiça“.