YURI GRIPAS
Os pais de Melania Trump receberam a nacionalidade americana. Amalija e Viktor são originários da Eslovénia e aos 73 e 74 anos, respetivamente, conseguiram tornar-se americanos graças a um sistema de reagrupamento familiar que, apesar de ser legal, tem sido abordado por Donald Trump como “imigração em cadeia” e “porta de entrada ao terrorismo” prejudiciais aos americanos, de acordo com algumas das suas declarações.
Uma fonte ligada diretamente ao casal presidencial afirmou à CNN que Melania teria ‘patrocinado’ os green cards dos pais, permitindo que estes vivessem e trabalhassem nos EUA por tempo indeterminado, abrindo assim caminho para a obtenção da nacionalidade.
Recorde-se que também a primeira-dama, nascida na ex-Jugoslávia, em 1970, mudou-se para Nova Iorque em 1996 com o objetivo de continuar a sua carreira como modelo. Só mais tarde, em 1998, conheceu Donald Trump, de quem se tornou companheira, tendo obtido um visto de residência habitualmente entregue a pessoas com “habilidades extraordinárias”, tais como prémios Nobel. Só em 2006, um ano depois do seu casamento com Trump, se tornou oficialmente americana.