Madonna é uma mulher com muitas vidas. Em todas elas privilegiou a música e o seu ar eternamente jovem. Nasceu a 16 de agosto de 1958 em Bay City, no estado do Michigan, EUA, há precisamente 60 anos. Cresceu nos subúrbios de Detroit, Pontiac e Rochester Hills no seio de uma família numerosa.
Perdeu a mãe muito jovem, vítima de doença terminal, e cresceu na companhia dos seus cinco irmãos. Estudou dança na Universidade do Michigan graças a uma bolsa. Foi o professor de ballet quem a convenceu a seguir uma carreira profissional nesta área. Acabou por abandonar a faculdade e mudar-se para Nova Iorque.
Foi já na década de 1980 que deu nas vistas com as suas músicas e os respetivos videoclipes, bastante exuberantes para e época. Em 1984 gravou o álbum Like a Virgin, tema que surpreendeu conservadores e alegrou progressistas. É autora de outros grandes sucessos como Like a prayer, La isla bonita, Material Girl e Papa don’t preach entre tantos outros.
Foi casada com o realizador Guy Ritchie, de quem teve dois filhos: Lourdes Maria, de 21 anos, e Rocco Ritchie, de 17. Adotou mais recentemente quatro crianças do Malawi: David Banda e Mercy James, de 13 anos, e as gémeas Stella e Esther, de cinco anos. É com eles que vive desde 2017 em Lisboa, impulsionada pela paixão futebolística de David Banda.