Os reis da Bélgica estão de visita a Portugal e foram recebidos com honras militares na Praça do Império, em Belém, esta segunda-feira, 22 de outubro, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Integrados numa comitiva de 170 pessoas, os reis Mathilde e Philippe permanecerão no nosso País até à próxima quarta-feira. Neste primeiro encontro, que marca um interregno de 20 anos desde a última visita da monarquia belga, Marcelo destacou as semelhanças que existem entre as duas nações.
“Estou certo de que a visita de Estado de vossas Majestades será um êxito, mostrando que somos muito mais do que aliados próximos, também na NATO, mas que somos amigos que podem e estão a ter um papel comum na comunidade internacional”, afirmou o Chefe de Estado português.
O rei belga devolveu os elogios, revelando apreciar muitos aspetos em Portugal. “Admiramos o vosso país e a forma como combinam as vossas tradições e o amor pelas tradições, como vimos esta manhã e também a vossa consciência de serem europeus. O facto de colocarem tanto ênfase na Europa, tal como nós na Bélgica, e ao mesmo tempo, preservarem a vossa tradição, a vossa cultura e histórica ricas, é para nós um exemplo. É um exemplo para toda a Europa”, declarou o monarca.
Deverão ainda marcar presença na Câmara Municipal de Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, na Fundação Champalimaud e no Oceanário.