Quando se tem quatro crianças em casa, o Natal é uma época vivida intensamente. Que o digam a blogger Mariana Seara Cardoso e o marido, o arquiteto Domingos Domingues, ambos de 35 anos, que são pais de dois pares de gémeos, Tomás e Matilde, de quatro anos, e Maria do Carmo e Francisca, de três. Entusiasmo, partilha, expectativa – e também alguns ciúmes e birras –, nada falta no Natal desta família numerosa, cujas peripécias do dia a dia já são seguidas pelos milhares de leitores do blogue Aos Pares.
Em plena quadra festiva, a blogger abriu as portas da sua casa, em Lisboa, e mostrou como é que entre disputas de brinquedos e choros, mas também entre muitos sorrisos e mimos, conseguiu tornar-se uma empreendedora de sucesso, nunca abdicando do tempo para si e para o marido.
– Com quatro crianças em casa, o Natal deve ser mesmo especial…
Mariana – Sim. É mágico viver o Natal numa casa cheia de crianças. Ainda não tenho sobrinhos, por isso os meus filhos são a alegria de todos. Para nós, é muito importante transmitir-lhes a verdadeira mensagem do Natal. Eles já sabem que é nesta altura que celebramos o nascimento de Jesus e que o Natal simboliza a partilha. Claro que também associam esta época aos presentes, é impossível não o fazerem.
– E no dia a dia os seus filhos estão habituados a partilhar?
– Eles são quatro, por isso têm mesmo de partilhar. Desde pequenos que o fazem. Contudo, ao mesmo tempo que incentivamos a partilha, também fazemos questão de que cada um tenha algumas coisas que são só suas. Claro que não é fácil trabalhar essa individualidade. A Matilde tem muitos ciúmes das irmãs e eu tento fazer programas só com ela e com o Tomás, mas é sempre difícil.