Foi há 18 anos que os caminhos do príncipe William e de Catherine Middleton (habitualmente apenas Kate) se cruzaram pela primeira vez, quando ambos estudavam na Universidade de St. Andrews, na Escócia. De lá para cá, Kate foi do anonimato para um casamento exuberante, conquistou uma posição de respeito no seio da família real e tornou-se uma das personalidades mais influentes do mundo. Pelo caminho, deu à luz dois herdeiros ao trono britânico.
A duquesa de Cambridge completa esta terça-feira, dia 9 de janeiro, 37 anos de uma vida cheia, marcada pelo namoro que começou em 2003, abanou cinco anos depois, mas teve o desfecho que se esperava, quando o príncipe William decidiu pedir a mão de Kate para em 2011 trocarem juras de amor eterno no altar. Pouco tempo depois, começa aquilo a que os media britânicos chamam “efeito Kate Middleton“, que faz com que cada peça de roupa ou acessório usado pela duquesa vá imediatamente parar ao top de vendas e listas de espera, e que terá já valido mais de um bilião de libras à indústria da moda no Reino Unido.
Fora do universo fashion, a duquesa representou também uma nova fase na família real britânica, muito marcada pela figura de Diana Spencer, desaparecida em 1997. A progressiva perda de popularidade, provocada pela morte conturbada da princesa, foi-se diluindo à medida que Kate conquistava um lugar próprio. Em 2013, com o nascimento do príncipe George, esse lugar torna-se ainda mais relevante.
Mãe de três filhos – a princesa Charlotte, que nasceu dois anos depois de George, e Louis em abril de 2018, e preparada para receber um terceiro, que nasce em abril, Kate tem tido ainda um papel importante na abertura da realeza britânica, e da rainha Isabel II, à modernidade, que nos últimos anos se ‘renovou’ com a chegada de Meghan. A duquesa de Sussex, que se prepara para dar à luz o seu primeiro filho esta Primavera, tem motivado alguns conflitos com a cunhada, com quem disputa agora as atenções na família real.
Reveja algumas das fotografias mais marcantes de Kate!