Miguel Laffan tinha 16 anos quando começou a servir à mesa em restaurantes, na zona de Cascais, de onde é natural, mas era para a cozinha que fugia sempre que tinha oportunidade, para esclarecer todas as dúvidas culinárias. Mais tarde, pela mão de um conceituado chef, faz as malas e parte para Aix-en-Provence, onde aprende os segredos da prestigiada cozinha francesa. Viajou um pouco por todo o mundo e em 2011 aceita o desafio de liderar o recém-inaugurado L’And Vineyard’s, em Montemor-o-Novo, onde acabaria por conquistar a sua primeira estrela Michelin e onde se manteve durante oito anos, até decidir regressar a Cascais.
“Há 20 que estava fora da minha terra natal e queria regressar às minhas origens, com toda a experiência que acumulei neste percurso tão rico de experiências e memórias. Os astros estavam todos alinhados nesse sentido”, conta Miguel, que recebeu todo o apoio da companheira, a designer de interiores Kikas Lagoa, com quem posou, com a filha mais nova, Isabel, de dois anos e meio, na zona do Guincho, onde desde o início do ano dirige a cozinha do emblemático restaurante Porto de Santa Maria.
– Apesar de ambos serem desta zona, foi na Madeira que se conheceram?
Kikas – É verdade. O mais engraçado é que até temos a mesma idade e amigos em comum, mas foi na Madeira que nos conhecemos, pela mão da Nini Andrade Silva. Eu estava a dirigir o Design Center no Molhe do Funchal e o Miguel tinha sido convidado para ser consultor do restaurante dinatoire do centro.
– Entretanto, nasceu a vossa filha…
– Sim, baralhou ali os meus planos e acabei por vir para o continente. A Isabel nasceu no final de setembro de 2016. Custou-me abandonar aquele projeto, mas ser mãe era um sonho, era a minha oportunidade de ter uma família.
– Quem é que cozinha lá em casa?
– Sou eu. O Miguel cozinha muito pontualmente, porque sempre odiou as cozinhas das casas onde vivemos até à data.
Miguel – Parecem casinhas de bonecas…
– E a Kikas cozinha bem?
– Está a melhorar de dia para dia.
– Calculo que o nível de exigência também seja elevado…
Kikas – A verdade é que dou o meu melhor. E somos muitos lá em casa, a contar com os meus enteados.
Miguel – Tenho três filhos de relações anteriores, o Rafael, de 17 anos, o Gabriel, de 13, e a Francisca, que nasceu em maio de 2015.
– É fácil gerir uma família numerosa?
– É mais fácil gerir uma brigada de 30 homens numa cozinha!
Leia esta entrevista na íntegra na edição 1225 da revista CARAS.
Assinatura Digital