Todos os anos, João Espírito Santo, a mulher, Mariana Seabra, e os filhos, Leonor, de nove anos, João, de sete, e Bernardo, de quatro, vão de férias para a zona da Quinta do Lago, no Algarve. “Venho para aqui há cerca de 20 anos. Comecei por vir com amigos, depois com a família, e por cá tenho ficado. E temos um grupo muito giro de ‘vizinhos’ nesta praia. É um ambiente muito familiar, porque tomamos conta dos filhos uns dos outros”, explicou o médico dentista, que tem como “vizinhos” Bibá Pitta e Mafalda Quina, entre outros amigos.
Quando está de férias, João também aproveita para quebrar a rotina e estar com os filhos sem ter de olhar para o relógio: “As férias são boas para conseguirmos desfrutar a 100 por cento da família. Nestes dias brincamos todos juntos e é tudo mais descontraído. É ótimo. Mas estando ou não de férias, os nossos filhos têm os pais muito presentes. Somos uns felizardos, porque todos os dias estamos juntos ao pequeno-almoço e ao jantar. E ao almoço estou eu ou a minha mulher com eles.”
Nestes dias passados a cinco, João e Mariana também conseguem ter os seus momentos a dois. “Queremos muito fazermo-nos felizes um ao outro. Somos companheiros e temos muita confiança um no outro. Sinto que os nossos filhos nos têm ajudado a ser pessoas melhores. Mas não há fórmulas perfeitas para se construir uma família feliz”, considera.
Apesar de estar de férias, o médico dentista não consegue deixar as obrigações profissionais completamente de lado, como admite: “Nunca consigo desligar-me do trabalho. Respondo a todas as solicitações. E é raro o dia em que não estudo ou não leio nada sobre medicina dentária. Venho de férias mas vou trabalhar durante um ou dois dias, porque não quero privar os meus doentes de nada. Costumo dizer que a clínica é a minha filha mais velha. Sou um apaixonado por aquilo que faço.”
De férias, João Espírito Santo admite: “Nunca consigo desligar-me do trabalho”
Quando está de férias, João também aproveita para quebrar a rotina e estar com os filhos sem ter de olhar para o relógio