
Ricardo Santos
Aos 36 anos, Ana Sofia Cardoso prepara-se para abraçar um dos seus maiores desafios: ser mãe. No fim da gravidez, a jornalista da TVI aguarda com serenidade e confiança a chegada do primeiro filho, um menino, fruto do relacionamento com o empresário Tiago Begonha, e cujo nascimento está previsto para o início de setembro. Portanto, estas férias de verão foram encaradas de forma especial, uma vez que serão as últimas a dois. “Deixei de trabalhar no final de julho. Não é que não o conseguisse fazer até ao termo da gravidez, mas quero desfrutar dos últimos momentos antes de ele ter vida própria cá fora. Também quero namorar muito nesta fase, para depois o receber com toda a minha força”, reconheceu a jornalista, que, após os dias de descanso, irá mudar-se temporariamente para o Porto, onde nascerá o filho, de forma a ter ajuda, nesta fase inicial, tanto da parte da família de Tiago como da mãe, que deixará o Alentejo para passar uns tempos no Norte do país.
– A gravidez tem sido tranquila?
Ana Sofia Cardoso – Muito. Estou em paz, a atravessar uma fase muito serena e positiva. Nunca pensei que fosse gostar tanto de estar grávida. Tenho passado muito bem, tirando os enjoos normais. Mas se pensarmos que faz parte do processo de gerar um filho, desdramatizamos e a tranquilidade vem ao de cima. Estou muito motivada para a fase que aí vem e nada ansiosa. Não tenho pressa que o bebé nasça, porque vou ter uma vida inteira para estar com ele. Quero viver o presente e poder usufruir desta fase da gravidez sem stress.
– Já escolheram o nome do bebé?
– Eu e o Tiago estivemos de acordo em relação a um nome logo no início, só que eu acho que não consigo comprometer-me sem olhar primeiro para a cara dele. Quero deixar essa hipótese em aberto, porque é uma coisa muito marcante. Não há plano B, portanto, se não for esse, teremos de pensar noutras hipóteses.
– Como é que acha que irá encarar a experiência da maternidade?
– Como um desafio. Sinto-me preparada para ser mãe e para todas as responsabilidades e dificuldades que daí vierem. Tenho a certeza de que vai correr bem. Será um dia de cada vez e todos os dias aprenderei alguma coisa, pois tanto eu como o bebé nos iremos conhecer melhor. Estou muito otimista.