A fundação ambiental dirigida por Leonardo DiCaprio prometeu doar 4,5 milhões de euros para a preservação da Amazónia, que tem estado a ser consumida pelos incêndios.
A Earth Alliance, criada pelo ator americano, por Laurene Powell Jobs (viúva de Steve Jobs) e por Brian Sheth, lançou este domingo, dia 25, a Amazon Forest Fund, através de um anúncio na sua página na Internet, “A selva amazónica está em chamas, com mais de nove mil incêndios florestais que devastam paisagens insubstituíveis em todo o Brasil esta semana”, pode ler-se no comunicado.
“Desde o início de 2019, o Instituto Nacional de Investigação Espacial do Brasil denunciou mais de 72 mil incêndios. Este é um aumento significativo em comparação com os 40 mil incêndios registados no Brasil no período homólogo do ano passado”, refere ainda o comunicado. “A destruição da selva amazónica está a libertar dióxido de carbono para a atmosfera , destruindo um ecossistema que absorve milhões de toneladas de emissões de carbono a cada ano e que é uma das melhores defesas do planeta contra a crise climática”, conclui.
O mesmo comunicado faz ainda referência ao valor cultural a Amazónia, salientando a necessidade da proteção dos povos indígenas que ali residem.
De recordar que Leonardo DiCaprio, de 44 anos, é já conhecido pelo seu interesse e intervenção na preservação do meio ambiente, tendo sido um dos escolhidos para participar no Google Camp 2019, que se realizou em Itália, e que contou também com figuras como o príncipe Harry, o fundador do Facebook Mark Zuckerberg ou a atriz Priyanka Chopra, entre outros.