Júlio Isidro foi submetido a uma cirurgia devido a um aneurisma na aorta. Tudo aconteceu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, no passado dia 3 de setembro, mas só esta sexta-feira, 13 de setembro, foi conhecida a realização do procedimento. Foi o próprio histórico apresentador de televisão quem avançou essa informação nas suas redes sociais.
Num longo texto, que dá conta de uma conversa entre Júlio e o seu médico, o rosto de “Inesquecível”, transmitido pela RTP Memória, explica que, apesar de já ter obtido o diagnóstico quatro anos antes, só agora avançou para a cirurgia. Na altura, recorda, “a minha biografia estava para sair, um balanço de vida, a RTP Memória dava-me a oportunidade de estar em televisão e ser respeitado após tantos desrespeitos que tive que engolir em silêncio durante anos”.
Na mensagem, o apresentador deixa claro o seu desejo de continuar a lutar contra os problemas de saúde. “A minha vida não é morrer. Tenho duas filhas a crescer ainda mais e uma mulher que é o euromilhões da minha existência. E os aviões, e os livros, e viagens e alguns amigos.”
De acordo com a explicação do especialista relatada por Júlio, foi colocada “uma prótese com quatro ramos por dentro da aorta na zona do aneurisma, para que a circulação [do sangue] se passe a fazer através dela (…) A peça será feita na Alemanha e vamos ter que aguardar seis semanas”.
Sobre a espera diz guardar para si os pensamentos e relembra o essencial: a presença da mulher e das filhas. “Elas estavam junto a mim quando na cadeira de rodas me conduziram para o bloco. Sorríamos todos de olhos molhados”, revela, endereçando um agradecimento à equipa hospitalar que o acompanhou.
E remata, citando Ary dos Santos: “Dizer que sim à vida, dizer que não à morte, dizer na despedida que o tempo é o mais forte.”