Fundada em 1147 por D. Afonso Henriques, a Real Ordem de São Miguel da Ala, a Ordem de Cavalaria mais antiga de origem Portuguesa, regressou ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, liderada pelo Grão Mestre Nato, Dom Duarte, Duque de Bragança, depois de ter estado sediada no Real Mosteiro Cisterciense de Santa Maria da Vitória, em Alcobaça,
Estiveram presentes como convidados da Ordem e dos Duques de Bragança, D. Duarte e D. Isabel, o Lord Lyon da Escócia, o príncipe Leka da Albânia, o princípe D. Luis Filipe do Brasil, actualmente deputado federal, entre outros.
Foram investidos na Ordem durante este Capítulo Geral, por reconhecido Mérito, a fadista Katia Guerreiro, os mestres guitarristas Joel Pina e João Mário Veiga, o cantor lírico Armando Calado e o sobrinho neto do Papa Pio XII, o Conde Giovanni Rizzardi Pacelli.
D. Manuel António Mendes dos Santos, Capelão Geral da Ordem e presidente da federação dos arcebispos e bispos das reais irmandades diocesanas, foi o prelado que presidiu à missa e investiduras em Alcobaça.