Esta terça-feira, dia 22 de outubro, celebrou-se a entronização do imperador Naruhito do Japão, que teve lugar no Salão de Estado e reuniu membros da realeza, representantes e chefes de Estados de mais de 190 países.
Aníbal Cavaco Silva, Presidente entre 2006 e 2016, foi o representante de Portugal neste momento histórico. “Atendendo às muito antigas e amistosas relações entre Portugal e o Japão, o Presidente da República, de acordo com o Governo, solicitou ao Presidente Aníbal Cavaco Silva para representar Portugal na cerimónia de entronização do novo Imperador do Japão, que se realiza em Tóquio no início da próxima semana”, podia ler-se na nota divulgada na página da presidência, no passado dia 18 de outubro.
De recordar que o imperador Akihito, pai do novo imperador, é o primeiro a abdicar do lugar em mais de 200 anos.
Nesta cerimónia marcaram presença várias figuras da realeza europeia, entre os quais o príncipe Carlos de Inglaterra, os reis Guilherme e Máxima da Holanda, Phillippe e Mathilde da Bélgica, Carlos Gustavo e a filha, a princesa Victoria, da Suécia, o Grão-duque Henri do Luxemburgo (que chegou ao japão sem a Grã-duquesa Maria Teresa, que se encontra a recuperar de uma operação ao joelho), os príncipes Frederico e Mary da Dinamarcan e o príncipe Haakon da Noruega.