Ana Teixeira de Sousa nasceu em Felgueiras, cidade no norte de Portugal, onde a avó materna, Madalena Silva, tem há mais de 30 anos uma fábrica de confeções. Cresceu, por isso, entre tecidos, fez muita roupa para as bonecas e depois passou a fazer modelos à sua medida.
Aprendeu in loco todo o processo de modelagem e produção de roupa e ser designer tornou-se a sua aspiração. Mas os pais incentivaram-na a rumar primeiro a Londres, para continuar os estudos universitários, e Ana escolheu Negócios Internacionais.
“Confesso que estava entusiasmada, mas a adaptação a Londres não foi fácil. No entanto, nunca pensei em desistir, desistir não faz parte do meu caminho. E senti desde logo que esta cidade me iria trazer muitas coisas boas”, começou por nos contar Ana durante um passeio que fizemos pela elegante zona de Mayfair, por altura da Semana da Moda de Londres, onde apresentou o seu terceiro desfile, com o apoio do Portugal Fashion.
Foi enquanto estudava na capital inglesa que reforçou a certeza de que criar uma marca de roupa fazia parte do seu caminho. A Sophia Kah nasceu em 2011. “Percebi que havia falta no mercado de uma marca de vestidos com qualidade e a preços mais simpáticos, e foi esse o meu foco. Ter uma marca dá muito trabalho, é absorvente, é começar e acabar a cada estação, é um recomeço de seis em seis meses num mundo muito competitivo, e o glamour é pouco, mas era o meu sonho e ainda bem que o estou a realizar.”
Quatro anos depois, em 2015, graças ao fenómeno das redes sociais, veio o maior boom, associado também ao facto de Beyoncé ter comprado um vestido da marca com cunho made in Portugal para usar no dia do casamento da mãe, Tina Knowles, com Richard Lawson. O modelo de renda branca esgotou, e a partir daí Ana não teve mais mãos a medir.
“Não fazia ideia de que a Beyoncé tinha comprado um vestido Sophia Kah e que o tinha identificado nas redes sociais. Só percebi quando começaram a cair notificações no Twitter a identificar a marca e a choverem pedidos do mesmo modelo, que, claro, esgotou imediatamente”, revelou a estilista, de 32 anos, com orgulho mas sem deslumbramento.
O comprovado sucesso profissional e a crescente popularidade atraíram não só celebridades como Sarah Jessica Parker, Olivia Palermo, Keira Knightley ou a princesa Beatrice, que acabaram rendidas às suas criações, como ainda levaram a edição americana da revista Vogue a fazer a cobertura da romântica e luxuosa cerimónia de casamento, que teve lugar na distinta Casa de Mateus, no Douro, em agosto de 2017, da designer com o CEO do Grupo Rotarex no Luxemburgo, Philippe Schmitz, o homem por quem se apaixonou no Dubai e com quem está a construir uma família.
“Vivo entre Portugal, o Reino Unido e o Luxemburgo e tem sido fácil conciliar tudo. O que é preciso é as pessoas adaptarem-se e aprenderem a viver assim.”