É uma das mulheres mais poderosas do mundo. Oprah Gail Winfrey nasceu a 29 de janeiro de 1954, no Mississippi, Estados Unidos da América, e traçou uma carreira de sucesso no mundo da televisão ao popularizar o formato talk show com o programa “The Oprah Winfrey Show”, exibido entre 1986 e 2011. Hoje, é dona da própria emissora de televisão, além de atuar como empresária noutros ramos, escritora e dedicar-se à filantropia.
Para celebrar a data, mostramos 5 curisosidades sobre a celebridade:
1. Primeira mulher afro-americana a tornar-se bilionária
Oprah Winfrey superou Bill Cosby como a pessoa negra mais rica dos Estados Unidos em 1995. Mas em 2003 Winfrey bateu um novo recorde: o de primeira mulher afro-americana da história a entrar numa lista de bilionários. De acordo com a revista Forbes, Winfrey declarou que o seu património líquido era de aproximadamente 1 mil milhão de euros.
2. Foi Miss Black Tennessee
Antes de investir no mundo da televisão, Oprah, que teve uma infância humilde, participou de concursos de beleza e aos 17 anos ganhou o título Miss Black Tenessee.
3. Nomeada aos Òscares
Oprah também atuou nos grandes ecrãs. Ao participar no filme “A Cor Púprura”, de Steven Spilberg, foi nomeada ao Óscar de Melhor Atriz Secundária. A produção, que foi lançada em 1985, pode ganhar uma nova versão fruto de parceria entre o diretor e a apresentadora. O projeto ainda está a ser discutido.
4. Fez a entrevista em direto mais vista de sempre
Em fevereiro de 1993, Michael Jackson aceitou ser entrevistado, em direto, pela apresentadora no “The Oprah Winfrey Show”. Michael estava há 14 sem falar com a imprensa e o resultado foi uma das entrevistas mais vistas de sempre na televisão americana com a audiência de 90 milhões de pessoas.
5. Construiu um colégio na África do Sul
A generosidade é outra característica conhecida da apresentadora. Além de fazer doaçãoes individuais e apoiar diferentes projetos sociais, Oprah investiu cerca de 37 milhões de euros na construção de uma escola para meninas na África do Sul, em 2007. A acção beneficiou aproximadamente 380 estudantes. “Quando se educa uma menina, mudasse a cara de um país”, disse na altura.