George Clooney, embaixador da marca Nespresso, explicou que se sente “surpreendido e entristecido” ao saber das acusações de trabalho infantil enfrentadas pela empresa de café da qual é a imagem de marca.
Uma investigação recente do programa de televisão Dispatches afirma que a Nespresso e a Starbucks recorrem a grãos colhidos por crianças que trabalham por “turnos longos e cansativos” na Guatemala. “
Honestamente, fiquei surpreendido e triste ao saber desta história”, disse Clooney, 58 anos, num comunicado enviado ao jornal USA TODAY. “Claramente, a administração e esta empresa ainda têm trabalho a fazer. E esse trabalho será feito.“
O vencedor de Óscar passou sete anos no Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso com o objectivo de melhorar as condições dos agricultores. O actor afirma entender os “problemas complexos relacionados com a agricultura e o trabalho infantil” porque cresceu a trabalhar numa fazenda de tabaco no Kentucky, desde os 12 anos .
Clooney incentivou o Dispatches a continuar a investigar as condições da quinta, a fim de garantir “controlo e equilíbrio da boa responsabilidade corporativa”.
A Nespresso, que é uma unidade da retalhista gigante de produtos alimentares suíça Nestlé, disse à CNN num comunicado que tem “tolerância zero para trabalho infantil” e lançou uma “investigação completa” para identificar as quintas no centro das alegações.
A empresa disse que interrompeu a compra de café de todas as fazendas da região até que possam garantir que o trabalho infantil não está a decorrer nas mesmas.