A princesa Aiko do Japão celebrou no passado mês de dezembro o seu 18º aniversário, pelo que, dentro de pouco tempo irá iniciar os seus estudos no ensino superior. A única filha do imperador Naruhito nunca subirá ao trono, dado que esse é um privilégio apenas da linhagem masculina, mas a sua vida sempre foi seguida com interesse por parte da população japonesa.
Assim, a Casa Real emitiu um comunicado, onde revelou que a princesa vai estudar na universidade de Gakushuin, em Tóquio, para frequentar o curso de Literatura japonesa.
Para entrar nesta faculdade, Aiko passou num exame de acesso realizado no passado mês de setembro, tendo ainda em janeiro deste ano feito mais algumas provas. De salientar que a maioria dos membros da família imperial japonesa estudou nesta universidade, que foi fundada no século XIX e destinada às classes mais altas.
Ali, o imperador Naruhito licenciou-se em História, tendo depois continuado os seus estudos em Oxford. Também a imperatriz Masako tirou aí uma pós-graduação em Realações Internacionais, tendo-se licenciado em Economia em Harvard e em Direito na universidade de Tóquio.
A princesa Aiko começará as aulas já no próximo mês de abril.