Kim Kardahshian foi uma das primeiras celebridades a mostrar preocupação com o surto de Coronavírus. No início de fevereiro, a socialite partilhou no Instagram uma imagem a usar máscara e comentou que “estava a viajar preparada”. Em março, Kim também foi apanhada a usar o acessório durante uma viagem a Paris. Nas redes sociais, outros artistas publicaram fotografias a usar máscaras, como Bella Hadid e Kate Hudson. A atriz Gwyneth Paltrow aproveitou para alertar os seguidores: “Evite aperto de mãos. Lave-as frequentemente”, escreveu. O ator Raul de Molina apareceu “a beijar” a mulher enquanto os dois estavam a usar máscaras. O caso mais recente aconteceu nesta quarta-feira, dia 11, quando a modelo Naomi Campbell partilhou algumas fotografias a usar máscara, luvas, óculos de proteção e um fato-macaco descartável.
No entanto, a medida pode não ser tão eficaz. A recomendação da OMS é a de que as pessoas que estejam doentes ou que tenham sintomas de doença respiratória usem máscaras. Os acessórios servem para impedir que as gotículas projetadas quando uma pessoa espirra ou tosse cheguem aos outros.
Doações
Além de alertar para os riscos de uma pandemia como o coronavírus, Bill Gates fez uma doação, através da Fundação Bill e Melinda Gates, de 92,6 milhões de euros para a luta contra a nova doença. Parte do dinheiro foi destinado a instituições, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), além de autoridades de saúde pública em países da África Subsariana e do Sudeste Asiático. O dinheiro também será gasto em pesquisa de vacinas, tratamentos e meios de diagnóstico.
Justin Bieber também foi uma das primeiras celebridades a mobilizar-se contra o novo vírus. No início de fevereiro, o cantor fez uma doação para a instituição chinesa Beijing Chunmiao Children Aid Foundation. “Sei que é um momento muito assustador no país agora, mas as minhas orações e apoio vão para vocês”, disse o cantor num vídeo, à época.
Do mundo da moda, Donatella Versace e Giorgio Armani também destinaram dinheiro às acções de combate ao coronavírus. A estilista da Versace doou cerca de 130 mil euros para a Cruz Vermelha da China.
Quando o número de casos da doença cresceu em Itália, o fundador da Armani doou 1,25 milhões de euros para quatro hospitais e a Agência de Proteção Civil daquele país.
Também em Itália, a empresária Chiara Ferragni lançou uma campanha de angariação de fundos e em apenas dois dias conseguiu arrecadar mais de três milhões de euros. O dinheiro angariado destina-se a reforçar a unidade de cuidados intensivos do hospital de San Raffaele, em Milão.
Cancelamentos
Vários artistas anunciaram o cancelamento ou adiamento dos concertos previstos para as próximas semanas. O festival de música Coachella foi adiado de abril para outubro, nos Estados Unidos, e o Tomorrowland Winter, em França, está cancelado. Os dois últimos concertos de Madonna em Paris também foram suspensos. Avril Lavigne e a banda Green Day cancelaram a digressão que fariam na Ásia. Miley Cyrus deixou de participar num evento na Austrália e a banda Pearl Jam adiou parte dos concertos previstos para os Estados Unidos e o Canadá nos próximos meses.
A Organização Mundial de Saúde declarou esta quarta-feira, dia 11, que o Covid-19 é uma pandemia. Há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 mortes.