Quinze dias depois de se terem casado pelo civil, a 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, Ana Mesquita e João Gil decidiram partilhar com familiares e amigos a sua felicidade de uma forma invulgar, que denominaram de “concertamento”. E foi isso mesmo, uma combinação de concerto e de casamento.
O espetáculo musical ficou a cargo da banda de João Gil, Tais Quais, e no fim de duas horas de música Ana desceu a escadaria do Auditório Municipal Ruy de Carvalho de braço dado com o pai, em direção ao palco, onde o músico a aguardava. Emocionados, trocaram simbolicamente uma pulseira e um brinco, que selavam o compromisso daquela noite, e em seguida trocaram juras de amor e palavras de carinho e admiração mútuas. “
Onze anos depois de termos ficado noivos, o João disse-me, há um mês e meio, que tinha este concerto e que era uma boa oportunidade para nos casarmos. E assim foi. Em apenas um mês e meio, com a ajuda de todos os que nos rodeiam, conseguimos que isto acontecesse. Amorosos [risos], fomos à conservatória a 14 de fevereiro. Acho que por sermos os dois artistas tínhamos de fazer uma coisa diferente do habitual, que fugisse um bocadinho à regra”, assumiu a artista plástica.
Felizes, revelaram que os filhos, Vicente Freitas, de 19 anos, filho de Ana, e Rafael Gil, de 27, filho de João, tiveram um papel preponderante na decisão de se casarem. “Para mim, nós sempre estivemos casados, mas há coisas que é importante formalizar no papel, e também achámos que era mais uma forma de fazermos os nossos filhos felizes, já que eles levam esta celebração muito a sério”, explicou o músico, e Ana acrescentou: “Este passo solidifica as nossas vidas e também dá estrutura aos nossos filhos. Para eles isto é importante e é também para eles que o fazemos.”
O casal esclareceu ainda que nunca achou necessário desmentir as notícias que os davam como casados desde 2010, mas que só agora é que realmente o fizeram.