Fernanda Serrano esteve, nesta terça-feira, dia 19 de maio, sentada à conversa com Fátima Lopes no programa “A Tarde É Sua”, transmitido na TVI. Na emissão, a atriz falou abertamente sobre o divórcio de Pedro Miguel Ramos.
Depois de ter falado sobre atualidade, a carreira, a maternidade e as aprendizagens que lhe ficaram após lhe ter sido diagnosticado um cancro da mama, em 2009, a estrela da estação de Queluz, pela primeira vez, falou sobre o fim do casamento com Pedro Miguel Ramos, anunciado, em comunicado, em 2018.
“A rutura quase nunca é algo desejado… (…) É difícil tu libertares-te”, começou por confidenciar a Fátima Lopes, deixando escapar que o processo de decisão não terá sido fácil. “Porque é uma coisa quentinha, é a tua família, foi o que tu construíste. E não foi isso com que tu sonhaste. A propósito do casamento, quando desejas unir a tua vida ao lado de uma pessoa e desejas constituir família – e, para mim, isso é o mais importante – achas que vais passar o resto da vida com daquela pessoa. Por isso desejaste ter um filho, dois filhos, três filhos… filhos com aquela pessoa. Isso é para a vida toda”, esclareceu, ainda. “Portanto, uma separação é uma decisão muito difícil. Não é algo que se possa tomar de ânimo leve”, desabafou.
Em modo de retrospetiva, Fernanda Serrado assumiu que, precisamente por ser um assunto delicado, demorou “bastante tempo” a dar o passo final que conduziu à separação. “É o meu tempo. Ninguém tem de achar nada, ninguém tem de opinar nada, a não ser eu, a outra pessoa e os meus filhos, obviamente, porque são a parte mais ativa em tudo isto e a mais imperiosa», justificou, com um sorriso. “Foi talvez das decisões mais difíceis que tomei. Mas, a partir do momento em que se toma, tem de ter consciência do que é que isso acarreta, porque há uma extensão, deixa um lastro muito grande”, concluiu.
De seguida, Fernanda Serrana fala sobre o processo pessoal que se seguiu. “Depois é um renascer e é aí que eu acho que pode ser bom, que vamos agora começar uma vida nova, uma vida boa, com a nossa história, com o nosso legado, que são os nossos filhos, com a nossa aprendizagem, mas não podemos nunca ficar acomodados à vida”, salientou, tencionando transmitir uma mensagem encorajadora a quem a ouve. “Tenho a certeza de que tomei a decisão certa para mim e para eles. Agora estamos mais felizes… todos”, afiançou, por fim, afirmando sentir-se agora “muito mais leve”.
Do casamento de Fernanda Serrano e de Pedro Miguel Ramos, que durou 14 anos, nasceram Santiago, de 15, anos, Laura, de 12, Maria Luísa, de 10, e Caetana, de 4.