A atriz Fernanda Lapa morreu esta quinta-feira, dia 6 de agosto, aos 77 anos, em Cascais, onde se encontrava internada. A notícia foi divulgada pela Escola de Mulheres, companhia que dirigia desde a sua fundação, e desde então começaram a surgir nas redes sociais algumas reações à morte da artista.
“A minha mana, Fernanda Lapa, procurou outros lugares, morreu. Talvez nos encontraremos”, escreveu São José Lapa, irmã mais nova da atriz.
“Sad news! Mais uma enormíssima perda… RIP Fernanda Lapa”, escreveu Fernanda Serrano.
“Fernanda Lapa, atriz, encenadora, fundadora e directora da companhia Escola de Mulheres, é um vulto incontornável da cena teatral em Portugal. Deixou-nos hoje. Obrigado Fernanda por tudo”. publicou Diogo Infante. A também atriz Maria Henrique lamenta a perda de uma “mestre”. “Fernanda Lapa, uma Mestre para mim. Uma grande perda; sem palavras. Obrigada por tudo, Mestre”, escreveu.
Também João Baião e Rita Ferro Rodrigues usaram as redes sociais para prestar homenagem à atriz. Enquanto o apresentador pediu “Um aplauso para a grande Fernanda Lapa”, a apresentadora recordou aquela que será sempre “uma referência”. “Morreu uma grande actriz e encenadora – uma mulher extraordinária. A directora artística da Escola de Mulheres será sempre uma referência para mim. Uma vénia e aplausos para a grande Fernanda Lapa, um abraço sentido a todos os familiares e amigos”.