O estilista francês Pierre Cardin morreu na madrugada esta terça-feira, dia 29 de dezembro, no hospital de Neuilly, em Paris. A notícia foi dada pela família do estilista à agência AFP. Tinha 98 anos.
“Um dia de grande tristeza para a nossa família, Pierre Cardin já não está connosco. O grande estilista que ele foi atravessou o século, deixando a França e ao mundo uma herança artística única na moda, mas não só”, refere o comunicado enviado pela família.
Pietro Costante Cardin nasceu em Sant’Andrea di Barbarana, em Itália, a 2 de julho de 1922, tendo emigrado com os pais e os irmãos para França. Trabalhou primeiro como alfaiate em Saint-Etienne e, mais tarde, mudou-se para Paris, onde em 1947 se tornou colaborador de Christian Dior. Cardin criou a sua marca em 1950, tendo sido um revolucionário da alta-costura, e dez anos mais tarde torna-se no primeiro estilista a criar uma linha de vestuário masculino.
A Academia de Belas-Artes francesa, da qual o estilista era membro desde 1992, usou as redes sociais para lamentar a morte de Pierre Cardin.