Fotos: Luís Coelho
Esta quarta-feira, dia 22 de setembro, na Estufa Fria, em Lisboa, teve lugar a apresentação do livro ‘Memórias’, de Francisco Pinto Balsemão. Na obra de 962 páginas, o fundador do Expresso, empresário e político relata as suas memórias ao longo das décadas, da infância e da família à grande aventura do nascimento da SIC, um dos primeiros canais privados em Portugal, sem esquecer o seu marcante percurso político.
Na ocasião, foram Luís Marques Mendes e Clara Ferreira Alves que fizeram a apresentação da obra. A cronista do Expresso, jornal de que foi fundador, realçou que ““Balsemão é uma personalidade incontornável da nossa democracia”” e que “”foi um bom patrão dos media porque foi um bom jornalista“. O comentador da SIC realçou que uma das qualidades que reconhece ao antigo líder do PSP – “ver por antecipação, com sentido premonitório” – e salientou o papel que teve na reforma da Constituição.
Aos elogios que recebeu, Balsemão respondeu com uma frase de Marcel Proust: “devíamos ser gratos a todos aqueles que nos fazem felizes, eles são os jardineiros que fazem a nossa alma florescer”.
O que não faltou foi um agradecimento especial à mulher, Mercedes Balsemão.