Esta quinta-feira, dia 23 de setembro, Linda Evangelista deixou o mundo em choque com a mensagem publicada nas redes sociais, em que fala do motivo porque se afastou de qualquer vida pública nos últimos anos.
“Tornei-me uma reclusa”, escreveu a antiga top model, de 56 anos, antes de explicar os motivos por que há anos não aparece em público. “Hoje dei um grande passo para consertar uma falha que sofri e guardei para mim por mais de cinco anos. Para os meus seguidores, que se perguntaram porque não estava a trabalhar quando as carreiras das minhas colegas estavam a prosperar, a razão para essa ausência é que eu fui brutalmente desfigurada pelo procedimento CoolSculpting de Zeltiq que produziu o efeito oposto que eu esperava. ” A ex-modelo continua dizendo que se tornou “irreconhecível”.
O procedimento a que se sujeitou “aumentou, não reduziu” as suas células de gordura, o que “deformou para a vida” o corpo da supermodelo, apesar de se ter sujeito a duas cirurgias corretivas “dolorosas e mal sucedidas” . Linda Evangelista afirma ter desenvolvido posteriormente hiperplasia adiposa paradoxal ou HAP (formação de uma área de gordura localizada e consolidada), risco para o qual não foi informada antes do procedimento”. “A HAP não só destruiu meu sustento, mas também me colocou num ciclo de profunda depressão, grande tristeza e imensa aversão a mim mesma.” E afirma estar decidida a avançar para a justiça: “Ao fazer uma reclamação, vou-me livrar da minha vergonha e tornar a minha história pública. Estou tão cansada de viver assim. Gostaria de sair com minha cabeça erguida, embora eu nunca vá conseguir ter o meu físico de volta. “
O tratamento a que Linda se refere também é conhecido por criolipólise e é realizado para eliminação da gordura, baseado na intolerância das células de gordura a baixas temperaturas. Pode ser usado em várias partes do corpo, como coxas, barriga, tórax, ancas e braços. O tratamento congela as células de gordura, sendo que, após o congelamento, é suposto que estas se rompam e sejam eliminadas naturalmente pelo sistema linfático.