A notícia foi confirmada pela polícia esta sexta-feira, dia 22: Alec Baldwin, de 63 anos, matou acidentalmente Halyna Hutchins, de 42, diretora de fotografia do filme que estava a rodar, “Rust”, no rancho Bonanza Creek, Novo México, EUA, durante a tarde de quinta-feira, 21.
Tudo aconteceu quando o ator disparou uma arma que deveria servir de adereço, mas que estava carregada com munições verdadeiras. Halyna Hutchins foi transportada de helicóptero para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O realizador do filme, Joel Souza, de 48 anos, também ficou com ferimentos e encontra-se em estado crítico na unidade de cuidados intensivos do hospital Christus S. Vicent.
Um comunicado do xerife de Santa Fé indica que já foi iniciada uma investigação para perceber o que aconteceu e como foi carregada a arma que deveria servir apenas de adereço. As autoridades querem saber “que tipo de bala foi disparada e como”. Na nota oficial, não se diz quantos tiros foram disparados pelo ator.
A imprensa internacional diz que Baldwin terá aceitado colaborar imediatamente com as autoridades, já tendo prestado depoimentos.