Numa entrevista intimista, Helena Laureano, de 54 anos, falou com Manuel Luís Goucha, esta quarta-feira, 20 de outubro, sobre algumas das suas inseguranças, bem como o difícil período que enfrenta, sem quaisquer ofertas na área da representação. Além disso, desabafou acerca do episódio de violência doméstica de que foi vítima.
Sem trabalho na área da representação. Helena Laureano admite estar a passar uma fase delicada. A atriz conta que fechou atividade, o que significa que deu baixa dos recibos verdes, “há dias”, de modo a conseguir candidatar-se a um apoio social, que pode rondar os 300 euros mensais. “Quando chegamos a este ponto é dramático”, concluiu.
Família conservadora
Durante a sincera conversa que aconteceu depois de um longo período afastada da televisão, a atriz relembrou a sua infância “conservadora” . “O meu pai educava o meu irmão e a minha mãe educava-me a mim. Tanto que o meu primeiro namoro, que foi com o Luís Pedro… namorei dos 16 até aos 24 anos com o mesmo rapaz. Depois casámos e ao fim de dois meses ele estava em casa do primo. Casámos porque os nossos pais não nos deixavam juntar”, contou.
Violência doméstica
Ainda na conversa, Helena fez confidências sobre um período em que sofreu violência doméstica. E recordou um episódio mais complicado vivido durante uma viagem a Cabo Verde, onde precisou de ser assistida; “Não dei queixa dele, fui para o hospital e não quis ser cosida”.
Durante este período, a atriz fala do que sentia sobre si própria: “Tu não gostas de ti, és feia, tu deixas de ser tu própria. Pensas que amanhã é outro dia”.
Relação com o público
A atriz admitiu ainda ainda sentir alguma pressão em relação ao seu comportamento, uma vez que por diversas vezes foi entendida de forma errada pelo público.
“Tenho medo. É preso por ter cão e preso por não ter. Se estou mais estourada ou a brincar é porque não sei o quê, se estou quieta é porque é não sei quê mais…”, justificou garantindo que “sempre foi assim”. “As pessoas não me conhecem, não me compreendem. Não mata, mas mói”, disse ainda.