Depois do seu espaço de divulgação gastronómica e do programa da SIC Mulher, Mesaluisa é agora um livro que, como Luísa Villar nos assegura, deve ser lido devagar, como quem está, literalmente, a degustar uma ementa completa, preparada com tempo e amor.
Não querendo fazer apenas mais um livro de receitas, Luísa “viajou” até às cozinhas da primeira metade do século XX, apresentando nesta obra 20 ementas e 20 mulheres inspiradas em personalidades fascinantes desses tempos. Estas personagens, com as suas histórias pensadas e escritas pela autora, não só revelam uma pena talentosa e imaginativa como se tornam a companhia ideal para ter à volta de uma mesa enquanto se apreciam beringelas recheadas, pescada com crosta de azeitona ou maçãs folhadas.
“São receitas de livros que já existem, obviamente dei-lhes algumas voltas, mas queria fazer algo diferente. Então acabei por transportar para este livro algumas das mulheres dessa época e mostrar como eram as suas vidas. No fundo, contextualizei as receitas. Para mim, a Mesaluisa é o estar à mesa, uma atitude tão portuguesa em que, por vezes, colamos o almoço com o jantar. Gostava muito de reforçar esse conceito com este livro”, explicou a autora à CARAS, momentos antes de posar ao lado dos filhos, os músicos Luísa e Salvador Sobral.
Fotos: José Oliveira