Penélope Cruz e Javier Bardem sempre fizeram questão de manter a vida pessoal o mais privada possível, mas a atriz abriu uma exceção recentemente para falar sobre o que ela e o marido fazem para proteger os dois filhos, Leo, de dez anos, e Luna, de oito, da influência que as redes sociais podem ter na vida deles.
Numa entrevista ao CBS Sunday Morning, a atriz revelou que uma das suas grandes preocupações é a de que a utilização destas redes afete os filhos. A própria revela que tem contas em redes sociais, mas que as utiliza de forma “muito cuidadosa”, considerando que a utilização destas ferramentas está a afetar principalmente as gerações mais jovens.
“É quase como se o mundo estivesse a fazer algum tipo de experiência com eles. ‘Vejamos, o que é que acontece se expusermos uma criança de 12 anos a tanta tecnologia?'”, referiu, afirmando que “não existe proteção para eles, para os cérebros que ainda se estão a desenvolver” e questiona “como é que isso afeta a forma como se veem a si mesmos”.
A sua forma de pensar fez com que tenha restringido bastante o uso à tecnologia por parte dos filhos. “Podemos ver filmes ou alguns desenhos animados”, refere. “Como poderia deixar que não vissem filmes? Para mim esses são momentos de incrível felicidade desde que era criança”. No entanto, não permite que tenham qualquer acesso a redes sociais e também garante que não lhes oferecerá telemóveis até que sejam mais velhos nem deixará que tenham redes sociais antes dos 16 anos. “Acho que sou parte de uma minoria”, admite, ainda que considere que estas são medidas importantes para preservar a saúde mental dos filhos.