Inês Aires Pereira deu as boas vindas a Joaquim, o seu segundo filho, na última sexta-feira, 18 de março. Nesta terça-feira, dia 22, a atriz partilhou nas redes sociais como tem vivido os dias de pós-parto. “Ai filhos… vocês sabem que não vos escondo nada e a recuperação de uma cesariana não é fácil. Nunca tive parto normal por isso não tenho termo de comparação. Só tenho a certeza que cesariana não é fácil e a segunda está a parecer-me mais dolorosa”, começa por escrever Inês, que foi mãe de Alice há pouco mais de dois anos.
“Quando estamos com a droga na veia estamos bem e parece fácil, agora quando nos tiram a droga: ai Mãeee!!! Bate tudo ao mesmo tempo! As mamas duras, os mamilos macerados (adoro esta expressão), fazer a pega direita do bebé à mama (que dá suores de stress), as dores das contrações do útero enquanto ele mama (segunda cesariana parecem dores de parto outra vez), as dores na cicatriz e as dores da barriga que só enche e não esvazia“, desabafa a atriz, que faz uma reflexão. “Dou por mim a pensar que há muitos anos atrás as mulheres pariam muitos filhos e sem apoio. Era assim um segredo do pós-parto! Elas passavam por isto e a maior parte dos homens nem tinham noção. Sinto que tenho muita sorte: primeiro por ter um homem que não me larga um segundo e faz tudo para amenizar esta tempestade e segundo, por existir apoio às puérperas (outra palavra que adoro) fora da maternidade.”
Inês Aires Pereira revela que está a contar com a ajuda de uma enfermeira para este período de adaptação, e deixa um recado às futuras mamãs. “Ontem foi dia de ajudar na amamentação e foi incrível! Hoje vamos virar-nos para o Joaquim e dar lhe todos os cuidados. Mesmo sendo uma segunda gravidez, o bebé não é o mesmo, então vêm outras dificuldades e estamos sempre a aprender. Se puderem preparem o Parto mas não se esqueçam do Pós-Parto que é tão ou mais importante. Isto não é um sprint, é uma maratona e se tivermos apoio é inquestionávelmente mais fácil! Vão por mim!”
No vídeo, em baixo. veja a filha de Inês Aires Pereira a conhecer o irmãozinho.