Muitas figuras públicas estiveram na 25ª edição Expocosmetica que teve lugar de 2 a 4 de abril, na Exponor. Francisca Cerqueira Gomes, Carina Caldeira, Sónia Araújo, Marta Cyrne de Carvalho, Merche Romero e Sandrá Sá tiveram oportunidade de visitar alguns dos 160 expositores nos quais foram apresentadas as novidades e as tendências que estão a revolucionar o setor, depois de dois anos transformadores para o mercado da estética e da cosmética.
Com o mote “Back to Essentials”, o evento revela a crescente preocupação das marcas com a sustentabilidade, através da aposta em produtos de beleza compostos por matérias-primas biológicas, como os champôs sólidos cruelty free da Shaeco, a primeira marca portuguesa a ser distinguida com dupla certificação PETA (People for the Ethical Treatment of Animal), ou os produtos da Herbes Folles, criada ainda em ano de pandemia e que introduz as ervas daninhas nos cuidados da pele.
Sem produção própria, mas a colocar a cosmética natural e vegana acessível para todos, houve ainda espaço para a presença física de plataformas digitais como a Mind the Trash, a primeira loja online portuguesa de Desperdício Zero, e a Green Goji, responsável por uma cuidadosa seleção de marcas que privilegiam produtos livres de químicos e que respeitam a missão sustentável, desde a formulação do produto à embalagem.
Segundo Amélia Estevão, diretora do certame internacional, “falar em sustentabilidade na área da cosmética ou da estética é uma consciência de futuro, mas que vive cada vez mais no presente – e muito por força do consumidor, cada vez mais preocupado em saber o que aplica no cabelo, rosto ou corpo e exigente na procura de produtos biológicos e naturais. Tudo isto alavanca uma transformação das marcas de cariz sustentável, sendo o nosso papel, enquanto organizadores do evento, dar palco a estas inovações e tendências e expandir oportunidades de negócio à escala global”.