Foi a 13 de maio de 2021 que Maria João Abreu morreu, na sequência de um aneurisma. Um ano depois, João Soares e a sua banda, Namorados da Cidade, quiseram prestar uma homenagem à atriz interpretando algumas das suas canções preferidas.
Momentos antes de começar este concerto, na Praça da Alegria, em Lisboa, o músico explicou à CARAS a ideia subjacente a esta homenagem à sua mulher: “A João dizia que ‘a música salvava vidas’. Ela sempre cantou muito bem e a primeira peça que fez foi um musical. Em tudo o que fazíamos havia música. Hoje, vamos apresentar um conjunto de canções, muitas das quais recuperámos do espetáculo A Vida É Um Cabaret, no qual a João cantava vários temas do Festival da Canção. Quando esta banda se juntou, ela sugeriu fazermos novas versões de algumas dessas músicas. Foi o que fizemos e aqui estamos. Depois, o José Raposo, os filhos da João, Miguel e Ricardo, e a Rita [mulher de Ricardo] também vão cantar. Tudo isto foi organizado muito em cima da hora e só foi possível graças ao Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.”
Neste final de tarde emotivo, o músico também partilhou como vive o seu luto ao fim de um ano: “O tempo não nos ajuda a aceitar, mas obriga a adaptarmo-nos a uma nova realidade. Continuo a ter momentos diários muito difíceis. Não fujo deles, vivo-os, porque sei que fazem parte. Quando as pessoas me perguntam se está tudo bem, digo que sim, mas não está. Ou melhor, está. Acho que é o meu novo ‘estar bem’. São processos que fazem parte do caminho.”
Fotos: Paulo Jorge Figueiredo