O dia 8 de setembro será para sempre lembrado como o da morte de Isabel II de Inglaterra, a monarca com um dos reinados mais longos do mundo. Após o comunicado da Casa Real ter sido divulgado, ao fim da tarde desta quinta-feira, o número de britânicos em frente ao palácio de Buckingham para homenagear Lilibet, como era tratada no seu círculo mais próximo, não parou de aumentar. As reações dos políticos, nacionais e internacionais, multiplicam-se.
Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República): “Estou certo de que Sua Majestade a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado.”
António Costa (primeiro-ministro): “É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. O seu reinado de 70 anos marcou a história britânica desde a segunda grande guerra. As minhas sentidas condolências à família real e ao povo do Reino Unido.”
Michelle e Barack Obama (ex-casal presidencial norte-americano): “Como muitos de vocês, a Michelle e eu estamos gratos por ter testemunhado a liderança dedicada de Sua Majestade, e estamos impressionados com o seu legado incansável e digno de serviço público. Os nossos pensamentos estão com a sua família e o povo do Reino Unido neste momento difícil.”
Boris Johnson (ex-primeiro-ministro britânico): “Este é o dia mais triste do país. Ela parecia tão intemporal e tão maravilhosa que temo que tenhamos começado a acreditar, como crianças, que ela simplesmente duraria e duraria. God Save the King (Deus salve o Rei)”
Emmanuel Macron (presidente francês): “Sua Majestade a Rainha Isabel II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma impressão duradoura no seu país e no seu século.”
Justin Trudeau (primeiro-ministro do Canadá): “Foi com o coração pesado que soubemos do falecimento da Soberana com o reinado mais longo do Canadá, Sua Majestade a Rainha Isabel II. Ela foi uma presença constante nas nossas vidas – e o seu serviço aos canadenses permanecerá para sempre uma parte importante da história do nosso país. Ao olharmos para trás, para a sua vida e para o seu reinado, que durou tantas décadas, os canadenses sempre se lembrarão e apreciarão a sabedoria, a compaixão e o calor de Sua Majestade. Os nossos pensamentos estão com os membros da Família Real durante este momento mais difícil.”
(EM ATUALIZAÇÃO)