O músico, que já nos acostumou a ser centro de polémicas, está novamente a enfrentar uma onda de críticas. Foi durante o desfile da sua marca, Yeezy, na passada noite de segunda-feira, 3 de outubro, em Paris, que Kanye West foi alvo de mais criticas ao apresentar uma camisa com a frase “White Lives Matter”.
Kanye West qui porte un t-shirt “White Lives Matter” lors de son défilé Yeezy Season 9 à Paris.. pic.twitter.com/k7sXX3ULhD
— WRLD (@wrld_mag) October 3, 2022
Após o movimento social “Black Lives Matter” ter atingido, nos últimos anos, um alcance exponencial, Kanye ter escolhido esta camisola em específico para apresentar a sua nova coleção da marca Yeezy não está a agradar aos fãs. Um utilizador recorreu à sua conta no Twitter para partilhar comentar o ocorrido. “Kayne West obrigar modelos negros a usar uma camisola a dizer ‘White Lives Matter’ é uma imersão em ideologias e métodos de supremacia branca. Repugnante”, escreveu. Outro internauta descreveu a ação do rapper como “nojenta, perigosa e irresponsável”. Os internautas, que veem a escolha polémica como uma estratégia de marketing, consideram que é “perigosamente estúpido para alguém com tanta influência”
Kanye west making Black models wear “ white lives matter” shirts is a culmination of his anti blackness and his immersion in white supremacy ideologies and methods. Disgusting pic.twitter.com/yIaVKPYEBB
— ꧁༺ӄɛɛք ȶʀɨɢɢɛʀɨռɢ ʀǟƈɨֆȶֆ ʍɛɢɦǟռ༻꧂ (@Blu_Alexia_) October 3, 2022
Na passada quarta-feira, o rapper, 45 anos, escreveu ainda no Instagram que“Todos sabem que o ‘Black Lives Matter’ foi uma farsa, e agora acabou. De nada.” Fontes próximas do artista revelaram à Page Six que o Kanye está chocado com a reação à sua nova coleção e não compreende a indignação. Segundo essas fontes, o rapper não entende como é que as pessoas não percebem que “ele quer dar voz ao ‘outro lado’ [do debate racial na América].”
Entretanto, já várias caras conhecidas do público se pronunciaram. O rapper Jaden Smith estava na primeira fila no desfile e, quando viu os designs saiu do espetáculo. Também a modelo Gigi Hadid deixou um comentário a criticar a coleção do rapper.
Todas as vezes que o artista lança novas coleções de roupa, estas são sempre muito faladas e criticadas, e nem sempre pelos melhores motivos. O artista, que no passado já tinha sido repreendido por vender peças de roupa dentro de um saco bastante semelhante aos sacos do lixo, já explicou que é “um inovador” .”Não estou aqui para pedir desculpa pelas minhas ideias. Isto não é uma piada. É a minha vida. Quero mudar o mundo do vestuário e levar os melhores designs às pessoas”.